Guia Prático III – Como Coser Um Gibão (Parte III)

Due to this article’s length, I thought it wise to publish the English and Portuguese versions separately. For the English version, please click here.

Esta é a terceira e última parte do guia passo-a-passo do alfaiate histórico Rob Chave sobre como construir e coser um gibão, usando o meu próprio gibão como estudo de caso. Esta próxima parte lida com as bainhas e ilhós. Podem ler a Parte I aqui e a Parte II aqui.

30 – Agora que o corpo está montado, é altura de fazer a bainha à volta da abertura frontal e da borda inferior. Procede-se usando um ponto de luva, como se mostra. Ao terminarem-se as bainhas todas, pode cortar-se a linha temporária junto às bordas, tendo o cuid pode ser cortado à volta das bordas, tendo embora o cuidado de deixar os pontos-guia em torno da abertura do braço até as mangas estarem devidamente cosidas.

31  Passemos agora às ilhós. Prefiro fazê-las ligeiramente maiores para permitir que as atacas passem mais facilmente. É preferência minha, depois de muito ter lutado para desfazer uma ataca em espiral da cintura ao pescoço com ilhós pequenas. Também as coso muito apertadas para criar ilhós muito sólidas, particularmente se estas ilhós se destinarem a suportar a tensão de um gibão com uma cintura de vespa, ou o peso de armadura. Não as quero a esticar. Para isto, desbastei uma chave de fendas até ao tamanho certo . Mais uma vez, esta é uma preferências minha que surgiu após (ter tentado) usar sovelas (agulhas para fazer furos) tradicionais através de algumas camadas muito pesadas. Primeiro, depois de marcar o local da abertura, faz-se cuidadosamente um buraco. Não se empurra com força suficiente para evitar puxar fios e desfazer o tecido. Trabalha-se de ambos os lados, empurrado a sovela em ambas as direcções com cuidado.

32 – Faz-se um círculo de pontos à volta do buraco, deixando a sovela no lugar. Note-se que para estas costuras estou a usar fio duplo. Em caso de se usarem linhas mais grossas, fio único basta.

33 – Puxa-se a agulha para fora, coloque-se novamente através do buraco, e repete-se mais uma ronda de pontos. Começo por fazer um circuito de cerca de 10-12 pontos, e depois empurro novamente a sovela, de ambos os lados, para o alargar.

34 – Depois faço outro circuito à volta do buraco para preencher as lacunas do primeiro circuito. Para rematar o ponto, enfia-se o fio sob alguns pontos anteriores, como se mostra aqui.

35 Usa-se a sovela uma última vez para alargar o buraco. Não é necessário cosar sempre os ilhós com tanto aprumo e firmeza. Prefiro fazê-lo pelas razões apresentadas, mas tome-se em consideração o custo e prestígio associados do veludo de seda histórico aqui mostrado nesta segunda imagem, em comparação com o aspecto apressado e tosco das ilhós.

36 No pescoço faço ilhós mais pequenas, não empurrando a sovela por inteiro ao fazer o buraco.

37As posições de todas as restantes ilhós já marcadas no tecido.

38 O corpo completo.

39 – A costura da manga, e a sua colocação, usando o mesmo método que antes. Uso apenas algumas molas e mantenho-as juntas na costura e a meio do caminho que marquei ao alinhavar.

40 O resultado: a manga está agora cosida onde é devido, com as marcas todas alinhadas. A última etapa agora é coser à volta dos punhos e acrescentar ilhós (ou botões), se a manga os tiver.

41/42 A peça completa, já com atacas colocadas nas ilhós.

Esperamos que este guia tenha sido útil. Reitere-se: este é apenas um método possível para fazer um gibão sólido, com a devida forma – há muitas alternativas. São sempre bem-vindas todas e quaisquer perguntas! Bom trabalho, e boa recriação!

2 thoughts on “Guia Prático III – Como Coser Um Gibão (Parte III)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s