Due to this article’s length, I thought it wise to publish the English and Portuguese versions separately. For the English version, please click here.
PEÇA DO MÊS IV – TÚNICA DE SANTA JOANA
Colecção: Museu de Aveiro (n.º de inv.º 2/D)
Datação: 1472-1490
Proveniência: Convento de Jesus de Aveiro
Local de Manufactura: Desconhecido
Dimensões: 130cm de comprimento × 255cm de largura
Peso: Desconhecido
Materiais: Linho
Descrição: Esta túnica (ou camisa) é uma das poucas peças de roupa do século XV [1] a chegar ao presente, e um dos melhores (e mais desconhecidos) tesouros da época em Portugal. Em conjunto com metade de um cinto e restos de um escapulário, esta é uma das relíquias de Santa Joana, princesa de Portugal e filha de Afonso V, guardadas no Convento de Jesus em Aveiro. Na realidade, é metade de uma túnica – as costas da peça perderam-se por completo, provavelmente para criar outras relíquias menores.

Esta túnica é toda ela confeccionada em tafetá de linho. Tem um corte raso, fechado por atilhos – indicativo da mudança de moda em finais do século XV, em substituição dos antigos decotes sem atilho ou possibilidade de ajuste. O corpo da túnica é em formato evasé, ou seja, justo no topo e abrindo a partir da linha abaixo dos seios. A túnica é toda ela cosida com fio de linho.

Como uma das principais peças de vestuário de uma religiosa, a túnica da princesa-santa seria sempre uma peça simples e despojada. Abre no entanto uma janela para aprendermos como seria elaborada a maior parte das peças de roupa interior da época, tanto para homens como para mulheres. Como recriadores, particularmente para aqueles de nós que não têm medo de meter mãos à obra e fazer as suas próprias roupas, podermos observar ao pormenor e por dentro a estrutura de uma peça da época é absolutamente fundamental.
[1] Esta data não é totalmente certa, mas é mais do que provável. Veja-se Mota, M. (2019). “Tesouros têxteis do cofre relicário da Princesa Santa Joana”. Em A. Serrano, M. J. Ferreira, e E. C. de Groot (eds.). Estudos sobre têxteis históricos, 31. Lisboa: Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal (ARP), pp. 162-165.
BIBLIOGRAFIA
Mota, M. (2019). “Tesouros têxteis do cofre relicário da Princesa Santa Joana”. Em A. Serrano, M. J. Ferreira, e E. C. de Groot (eds.). Estudos sobre têxteis históricos, 31. Lisboa: Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal (ARP), pp. 155-165
One thought on “Peça do Mês IV”