Um Ferro de Lança Português

Due to this article’s length, I thought it wise to publish the English and Portuguese versions separately. For the English version, please click here.

É com muito gosto que partilho convosco o que espero vir a ser a primeira de muitas experiências de hoplologia experimental: um ferro ou cabeça de lança, português, feito com base na minha própria pesquisa.

79603758_2480907038687105_8856392662236790784_n.jpg
O ferro terminado e limpo.

Processo de Desenho

cristc3b3vc3a3o_de_figueiredo_martirio_di_s.ippolito_1520-30_ca._01-e1576689019954.jpg
Pormenor do quadro Martírio de Santo Hipólito de Cristóvão de Figueiredo (ca. 1530)

Se se recordam, partilhei há um ano uma publicação sobre a lança em Portugal (que podem consultar aqui), na qual elaborei em traços gerais uma tipologia portuguesa ou ibérica de cabeças, ou ferros, de lança, em uso em Portugal entre pelo menos a segunda metade do século XV e 1530. Em termos gerais, apurei que esta tipologia – que não seria, convém dizer, a única, mas apenas a mais disseminada – teria uma cabeça longa (ca. 30cm), de perfil triangular alongado ou romboidal, formato em folha ou lágrima com ponta maciça, corpo oco e base oca de secção circular com alvado muito curto ou médio. As principais fontes para esta tipologia foram a cabeça de lança do Museu Militar de Lisboa (MML. Nº 18/530), as Tapeçarias de Pastrana, e o quadro Martírio de Santo Hipólito de Cristóvão de Figueiredo (metade relevante do qual podem observar à direita). Esta última representação, em particular, revelou-se de extrema importância no processo de desenho, já que representa esta tipologia de ferro em todo o pormenor, incluindo o rebite que afixa o ferro à haste da arma.

Depois de efectuar várias medições a partir das tapeçarias, dos quadros e dos artefactos arqueológicos ao meu dispor, bem como contrastar os meus achados com outros tipos de lança na Península e não só, apurei o seguinte desenho final, que serviu de base aos armeiros que aceitaram o desafio:

Spear Profile
Desenho final, com as duas dimensões fundamentais.

As opções tomadas, como se podem ver, seguem as características que já apresentei: uma cabeça de 31.5cm, uma largua máxima de 9.3cm, de perfil romboidal com ponta maciça, corpo oco até sensivelmente meio da folha, uma aresta central bastante pronunciada, base oca de secção circular, com pouquíssimo alvado. A lança representada no Martírio de Santo Hipólito foi o critério-chave por detrás a escolha de algumas opções em detrimento de outras.

Resultado Final

Escolhi como parceiros nesta empreitada os armeiros da empresa checa Arma Epona, aos quais aproveito para deixar aqui um profundo agradecimento pela paciência que tiveram comigo. Depois de enviada toda a iconografia e acertados todos os pormenores, o processo de fabrico foi de apenas dois meses.  O resultado é o que aqui se pode ver:

80044629_868470346919693_6461521715485736960_n.jpg
Visão de topo. Note-se a aresta central, bem pronunciada.

Todas as características e dimensões foram escrupulosamente respeitadas. O ferro tem de altura exactamente 31.5c e 834g de peso, o que faz dele um ferro particularmente pesado em comparação a outros espécimes arqueológicos. A lança foi polida mas mantém algumas marcas negras da forja – perfeitamente de acordo com as práticas e técnicas medievais. Apresenta aresta viva a toda a volta, o que a torna uma arma particularmente temível. A meio do alvado apresenta um orifício-guia para posterior rebitagem.

Como experiência, o resultado é bastante positivo, mas não perfeito: a folha da lança é possivelmente mais larga do que conviria, mesmo em comparação com a lança do Martírio. Ainda assim, as dimensões estimadas, particularmente no alvado, na base e ao longo da aresta, parecem ter sido bem calculadas e bem executadas.

Próximas Etapas

Será agora necessário encabar este ferro, processo de que darei notícia aqui. No futuro encomendarei, para efeitos de estudo, outras cabeças de lança com outras das características tipológicas, que espero poder vir a utilizar em testes de penetração.

Advertisement

One thought on “Um Ferro de Lança Português

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s