Due to this article’s length, I thought it wise to publish the English and Portuguese versions separately. For the English version, please click here.
A manutenção de armas e armaduras era uma preocupação constante na Idade Média. Ter armas era ter de as proteger dos elementos, o que implicava uma vigília constante para detectar sinais de humidade ou ferrugem em superfícies metálicas e frequentes idas ao armeiro ou alfageme mais próximo para ter as peças limpas por profissionais. Hoje em dia, cabe a cada recriador ou coleccionador zelar por, e limpar, o seu próprio equipamento. A pergunta para muitos novatos é: como o fazer? Portanto, aproveitei o facto de uma das minhas adagas ter sofrido um bocado com a humidade dos últimos tempos e preparei este guia para tentar auxiliar quem não saiba ainda como eliminar ferrugem e manter tudo limpo e luzidio.
Este guia passo-a-passo foi redigido com algumas indicações do recriador e armeiro Peter Kalkman, amigo a quem deixo um sincero agradecimento.
Como Limpar e Polir Armamento
Materiais:
- arma ou peça de armadura com ferrugem/patina
- blocos de lixa plástica, um de grão médio (GR 120) e outro de grão fino (GR 240) (não confundir com blocos de lixa de papel)*
- massa de polimento
- esponja pequena
- pano (de preferência de microfibras) OU camurça
- pano suave de limpeza (de preferência de algodão)
- óleo de manutenção

01 – Preparar todos os materiais antes de iniciar o processo. Da esquerda para a direita: óleo de manutenção (Ballistol); massa de polimento (Unipol); blocos de lixa plástica (aspereza fina em baixo, média em cima); esponja e pano de microfibras.
Nota: É necessário muito cuidado a seleccionar os blocos de lixa. A maior parte dos blocos de lixa existentes no mercado é lixa multi-funções, demasiado áspera para o metal e com grande probabilidade de deixar riscos mesmo nas lixas de grão mais fino. Uma alternativa aos blocos de lixa são esfregões próprios para limpeza de superfícies metálicas (não palha-de-aço para a louça!), por exemplo da marca ScotchBrite.


02 – É necessário assegurar que a arma ou peça se encontra seca e limpa, sem oleosidades ou sujidades, antes de identificarmos as áreas afectadas pelas ferrugem que tencionamos remover.

03 – Dependendo do grau de ferrugem presente na peça, podem ser necessários diferentes grãos de lixa. Uma boa indicação geral é começar por um grão médio para remover a maior parte da ferrugem. Ao usar os blocos de lixa, deve esfregar-se de um lado para o outro, lentamente, mudando de direcção várias vezes. Isto evita que se deixe um “rasto” unilinear do processo de remoção de ferrugem no metal.

04 – A maior parte da ferrugem deverá sair com a passagem do bloco de grão médio. O bloco de grão fino deve ser usado da mesma maneira, em várias direcções, com especial cuidado sobre as zonas que ainda mostrem réstias de ferrugem.

05 – Após remover a ferrugem, é altura de polir o metal, para lhe devolver e uniformizar o brilho. Antes de aplicar a massa de polimento, é útil passar o pano de algodão sobre a superfície recém-esfregada para afastar quaisquer pós ou sujidades. Não é necessária uma grande quantidade de massa, basta uma pequena noz.

06 – Com a esponja levemente humedecida, espalhamos a massa de polimento ao longo de toda a superfície. É importante assegurar um revestimento homogéneo da peça.

07 – Agora, a parte mais enfadonha: polir o metal. Usando ou uma camurça ou um pano de microfibras, seco e limpo, é necessário esfregar a massa contra a superfície, com vigor mas lentamente. O ideal é esfregar uma pequena área de cada vez – 5-6 centímetros, talvez -, até se obter o polimento desejado. Passamos então à área seguinte, e assim sucessivamente, até termos toda a superfície polida de forma uniforme.

08/09 – Depois de se uniformizar o polimento, convém passar o pano de algodão ao longo da superfície e de quaisquer reentrâncias, para limpar possíveis excessos de massa que tenham ficado acumulados em cantos. Por fim, com a arma ou peça limpa, basta aplicar alguns borrifos de óleo de manutenção e espalhá-los e limpá-los com o pano de algodão, para que fique apenas uma fina camada protectora sobre o metal.

10 – A massa de polimento pode também servir para limpar outros tipos de metal, como é o caso dos discos de latão nesta adaga de rodelas.

11 – E está feito. A adaga está pronta a juntar-se novamente ao resto da colecção! Tenham sempre cuidado em armazenar peças de metal em sítios secos. No caso de armas brancas, mantenham-nas preferencialmente fora das bainhas, já que os interiores de couro ou de madeira podem reter alguma oleosidade ou humidade e auxiliar à propagação de ferrugem.
Espero que este pequeno guia tenha sido proveitoso. Para qualquer questão relacionada com o processo ou com os materiais, basta enviarem-me uma mensagem. Boa recriação!
* Tive imensas dificuldades em encontrar blocos deste tipo em Portugal, pelo que os mandei vir os meus dos Países Baixos, da loja Zwaard en Volk (http://shop.zwaardenvolk.nl/) de produtos de HEMA e recriação. Podem encontrar os blocos em três gradações diferentes, assim como óleo Ballistol, através do endereço: https://woo.zwaardenvolk.nl/en/product-category/miscellaneous-en-default-category-en-default-category-en/onderhoud-en/ .
One thought on “Guia Prático II – Como Limpar e Polir Armamento”