Due to this article’s length, I thought it wise to publish the English and Portuguese versions separately. For the English version, please click here.
PEÇA DO MÊS II – TRÍPTICO DE SANTA CLARA
Colecção: Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra
Datação: ca. 1483-1486
Proveniência: Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Coimbra, Portugal
Local de Manufactura: Coimbra (?), Portugal
Dimensões: 297cm de altura × 342cm de largura
Peso: Desconhecido
Materiais: Óleo e têmpera sobre madeira de castanho
Descrição: O Tríptico de Santa Clara é um conjunto de pinturas de autor desconhecido, proveniente do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, onde formaria parte de um altar. É uma das obras maiores que nos restam do século XV, resultado de uma confluência de correntes: inegavelmente portuguesa, mas com traços de com influências da pintura castelhana, aragonesa, e da pintura flamenga.
O Tríptico é constituído por três painéis e uma predela (um longo painel de base do retábulo), com uma moldura de estilo gótico flamejante supostamente contemporânea das pinturas. Os três painéis da pintura mostram episódios da vida de Santa Clara: ao centro surge o episódio mais conhecido, a expulsão dos Muçulmanos da cidade de Assis através da exibição da Custódia com a hóstia consagrada – o Milagre da Custódia. O painel da esquerda representa Cristo no Horto, e o painel direito mostra uma Lamentação. A predela contém representações dos Apóstolos e de um Cristo peculiarmente descentrado.

Este conjunto é um dos testemunhos maiores da riqueza do mosteiro de Santa Clara-a-Velha durante a Idade Média. De particular interesse para o recriador militar são as representações de algumas das peças de equipamento típicas da época – gibanetes, lanças, barretas. No painel central temos o que é possivelmente a melhor representação quatrocentista de uma adarga em Portugal: mostra não só a parte frontal do escudo mas também a sua parte traseira, incluindo o sistema de correias que permitem prendê-lo ao braço.
BIBLIOGRAFIA
Dias, P. (1986). O Gótico. História da Arte em Portugal (Vol. 5). Lisboa: Alfa
Serrão, V. (2003). “Pintura e Vitral”. Em Barroca, M. e Serrão, V. O Gótico. História da Arte em Portugal (Vol. 2). Lisboa: Editorial Presença, pp. 277-291
2 thoughts on “Peça do Mês II”